O Novembro Azul é uma campanha que visa conscientizar sobre o câncer de próstata e mobilizar os homens a cuidarem da própria saúde, reforçando a importância da prevenção e da realização periódica de exames.
No Brasil, para o triênio 2023-2025, estima-se a ocorrência de 71.730 novos casos de câncer de próstata. Trata-se do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, ficando atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.
Em relação aos principais sintomas do câncer de próstata, é necessário destacar: a dificuldade para urinar, dores na região pélvica, surgimento de sangue na urina ou no sêmen, sensação de bexiga ainda cheia mesmo após urinar, redução do jato de urina, entre outros sintomas.
Entretanto, pela recorrência de casos assintomáticos, faz-se necessário dedicar atenção ao diagnóstico precoce, realizado com o urologista. Outras formas de prevenção consistem em uma dieta balanceada, exercícios regulares e a preservação do equilíbrio do peso corporal.
A orientação médica é que os homens, a partir dos 50 anos, realizem exames anuais de toque retal e dosagem de PSA (Antígeno Prostático Específico). Já para aqueles com histórico familiar da doença, o acompanhamento preventivo deve começar antes, aos 45 anos.
A ANPPREV destaca a importância de realizar exames preventivos e manter atenção quanto aos sinais de alerta, além de ressaltar o papel essencial da campanha na conscientização sobre o tema.
























